21/02/2022

Voltar
Notícias - EEI Nivaldo Kercher desenvolve projeto sobre nossa identidade e cidade
As crianças da EEI Nivaldo Kercher que participaram do projeto pedagógico “Conhecendo nossa identidade e a nossa Cidade” demonstraram grande motivação, envolvendo-se com muita alegria nas atividades propostas. As crianças descobriram um pouco sobre si, sobre os colegas e sobre a história de Caxias do Sul.
O projeto surgiu a partir dos comentários das crianças sobre os passeios nos Pavilhões da Festa da Uva e materiais de divulgação da festa que as crianças observaram. O tema despertou o interesse da turma e a educadora Michele soube aproveitar o interesse das crianças pelo tema.
Foi proposto às crianças, que têm em média 5 anos de idade, a construção da réplica da Casa de Pedra. Inicialmente observaram a Casa de Pedra através de imagens, construíram a estrutura com papelão, pintaram, colheram as pedras nos espaços ao redor da escola, colaram as mesmas, cortaram a grama para fazer o pátio ao redor e fizeram os detalhes da casa. Foi um trabalho de várias semanas em conjunto com as turmas da manhã e da tarde. O aspecto lúdico e cooperativo do projeto entusiasmou e despertou a curiosidade das crianças.
O preciosismo na representação da Casa de Pedra por parte das crianças também fica visível quando as observações feitas por uma criança em sua vivência fora da escola chegam na sala de aula. Uma das crianças relatou “passei na Casa de Pedra e tem coqueiros na frente, a nossa não tem”. Prontamente a turma se pôs a encontrar algo semelhante pelos arredores da escola, para incrementar sua réplica. O interesse por saber como a Casa de Pedra é por dentro a educadora sanou colocando as crianças a observar fotos impressas dos espaços internos.
O projeto surgiu a partir dos comentários das crianças sobre os passeios nos Pavilhões da Festa da Uva e materiais de divulgação da festa que as crianças observaram. O tema despertou o interesse da turma e a educadora Michele soube aproveitar o interesse das crianças pelo tema.
Foi proposto às crianças, que têm em média 5 anos de idade, a construção da réplica da Casa de Pedra. Inicialmente observaram a Casa de Pedra através de imagens, construíram a estrutura com papelão, pintaram, colheram as pedras nos espaços ao redor da escola, colaram as mesmas, cortaram a grama para fazer o pátio ao redor e fizeram os detalhes da casa. Foi um trabalho de várias semanas em conjunto com as turmas da manhã e da tarde. O aspecto lúdico e cooperativo do projeto entusiasmou e despertou a curiosidade das crianças.
O preciosismo na representação da Casa de Pedra por parte das crianças também fica visível quando as observações feitas por uma criança em sua vivência fora da escola chegam na sala de aula. Uma das crianças relatou “passei na Casa de Pedra e tem coqueiros na frente, a nossa não tem”. Prontamente a turma se pôs a encontrar algo semelhante pelos arredores da escola, para incrementar sua réplica. O interesse por saber como a Casa de Pedra é por dentro a educadora sanou colocando as crianças a observar fotos impressas dos espaços internos.


